O que Significa:
Corpus Chisti (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
é realizada na quinta feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de "Preceito", isto é, para nós católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
a procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da Diocese o Bispo (Cân. 395)
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo Todo" no Pão Consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula "Transiturus" de 11 de Agosto de 1624, para ser celebrada na quinta feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da Freira Agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um Sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensivies, vivia angustiado por duvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da Fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: A Hóstia Branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sanguíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as caracteristicas de pão ázimo. por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1624, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da Bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinaria solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1624. O Decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas Igrejas, como a Diocese de Colonia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrado desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colonia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instiuido na Ultima Ceia, quando Jesus disse:" Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta Feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é celebrado sessenta dias após a Pascoa.
Neste ano participamos pela primeira vez desta grandiosa festa como agentes pastorais, trabalhamos duro deste as 8:30 hs da manhã, muitos dos agentes trabalharam em outros tapetes, tais como: catequese, comunidades e outras pastorais e movimentos.
foi gratificante ver a preocupação de todos os agentes com o nosso trabalho, participamos da Santa Missa, presidida pelo nosso Pároco o Pe. João Ednalvo e logo após a procissão sobre o tapete de sal (alguns de tnt) e depois vimos o grande show patrocinado pela Prefeitura de Iguaba e apoiado pela Comunidade Reparadores da Sagrada Face.
Algumas fotos:
Missa com Adoração ao Jesus Eucarístico
O Tapete feito especialmente para a Procissão
A Procissão
O Show da Adriana com a sua Banda
muitissimo bom essa explicação sobre corpus christi é assim que dvemos ser um católico bem imformado e presente em nosso eventos eu considero que foi maravilhosa apresença que nós católicos marcamoa esse ano nas solenidade de corpus christi. com essa informações talvez no proximo ano teremos o tripo de católicos participando realmente muito bom .
ResponderExcluir